Não existe ainda uma explicação cientifica do que causa o Death Curl, mas o mais provável é que ele ocorra devido a danos nos nervos e músculos do disco da arraia, e isto pode ser um efeito colateral da desnutrição, estresse ou intoxicação por amônia.
O que se sabe é que quando a arraia começa a demonstrar este tipo de sintoma, provavelmente ela irá morrer.
Os sintomas a serem observados que antecedem o Death Curl:
- A arraia passa a ficar menos ativa.
- Perda de apetite.
- Arraia fica constantemente enterrada.
O sintoma do Death Curl:
- O disco da arraia começa a virar as suas bordas para cima.
Sempre que notar estes sintomas que antecedem o Death Curl, verifique se os parâmetros da água do aquário estão corretos, pois a amônia e o nitrito são a freqüentemente a causa que leva ao Death Curl, e se o motivo for este, a melhora na qualidade da água será a solução.
Também tente remover quaisquer fatores de estresse que possam estar no aquário, pois muitas vezes o stress faz com que a arraia apresente o Death Curl.
Existe também casos em que o Death Curl seja inverso, ou seja, o disco vira suas bordas para baixo. Geralmente este tipo está ligado a má qualidade da água do aquario.
Existem relatos de aquaristas que conseguiram reverter o Death Curl, porém não é certo que isso seja possível. Segundo estes relatos a cura seria atingida com a combinação de temperatura elevada, o uso de sal, iluminação do aquário sendo desligada e trocas parciais de água constantes.
Como não se sabe ao certo a eficácia deste tipo de tratamento, o melhor a fazer é prevenir, então mantenha sempre a qualidade da água do aquário impecável, evite fontes de stress para a sua arraia e o mais importante só crie arraias se você tiver um aquário adequado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário