Pesquisar este blog

19 de dez de 2010

Morte de arraias - Death Curl:


Muitas vezes a morte das arraias de água doce é causada pelo temido Death Curl, um mal que na maioria das vezes é irreversível.

Não existe ainda uma explicação cientifica do que causa o Death Curl, mas o mais provável é que ele ocorra devido a danos nos nervos e músculos do disco da arraia, e isto pode ser um efeito colateral da desnutrição, estresse ou intoxicação por amônia.

O que se sabe é que quando a arraia começa a demonstrar este tipo de sintoma, provavelmente ela irá morrer.

Os sintomas a serem observados que antecedem o Death Curl:

- A arraia passa a ficar menos ativa.
- Perda de apetite.
- Arraia fica constantemente enterrada.

O sintoma do Death Curl:

- O disco da arraia começa a virar as suas bordas para cima.


Sempre que notar estes sintomas que antecedem o Death Curl, verifique se os parâmetros da água do aquário estão corretos, pois a amônia e o nitrito são a freqüentemente a causa que leva ao Death Curl, e se o motivo for este, a melhora na qualidade da água será a solução.

Também tente remover quaisquer fatores de estresse que possam estar no aquário, pois muitas vezes o stress faz com que a arraia apresente o Death Curl.

Existe também casos em que o Death Curl seja inverso, ou seja, o disco vira suas bordas para baixo. Geralmente este tipo está ligado a má qualidade da água do aquario.


Existem relatos de aquaristas que conseguiram reverter o Death Curl, porém não é certo que isso seja possível. Segundo estes relatos a cura seria atingida com a combinação de temperatura elevada, o uso de sal, iluminação do aquário sendo desligada e trocas parciais de água constantes.

Como não se sabe ao certo a eficácia deste tipo de tratamento, o melhor a fazer é prevenir, então mantenha sempre a qualidade da água do aquário impecável, evite fontes de stress para a sua arraia e o mais importante só crie arraias se você tiver um aquário adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário