Pesquisar este blog

12 de nov de 2010

Arraias "Batman"

Olá amigos,

Hoje vou escrever sobre um raro tipo de arraia e que pouco se sabe sobre elas, as arraias Batman, estas arraias são assim conhecidas pois possuem o disco com formato parecido com o símbolo do Batman.




Mas primeiro, eu gostaria de informar aqueles que acreditam que as arraias "Batman" são produzidas por mutilação quando ainda são jovens, que isso está totalmente incorreto!

As arraias são animais sensíveis e elas não poderiam sobreviver apos este tipo de mutilação, e mesmo se sobrevivessem, elas possuem uma incrível capacidade de regenerar o disco e isso impediria que a intervenção em seu disco persistisse por muito tempo.




Segundo pesquisas, as arraias Batman são fruto de uma disfunção no desenvolvimento embrionário e por este motivo seu disco não se forma totalmente, esta metamorfose é muito rara, e ninguém até hoje foi capaz de reproduzir este tipo de arraia em cativeiro.

Muito parecido com o albinismo, esta mutação é decorrente de um desajuste genético, este tipo de individuo é geralmente visto em cativeiro, pois a taxa de sobrevivência de um animal assim em estado selvagem é próxima do zero devido à sobrevivência frente a predadores e competição por comida.




Em cativeiro, estas arraias se movem, comem e agem como arraias normais, mas devem receber um cuidado especial pois elas tendem a ter mais dificuldade em competir por comida com os outros indivíduos.

Além das informações colhidas dos poucos exemplares que estão sendo mantidos em cativeiro, muito pouco se sabe sobre as arraias Batman, mas podemos afirmar que isso é fruto uma mutação genética, e não uma intervenção artificial feita pelo homem.




Nas raras vezes em que exemplares deste tipo aparecem para venda, os valores são exorbitantes.

Fonte: stingraysource.com



Abç.

Nenhum comentário:

Postar um comentário