Pesquisar este blog

4 de mai. de 2009

Como distinguir a verdadeira Pirambóia:


Lepidosiren paradoxa


Esta é a verdadeira pirambóia!

A pirambóia é um peixe pulmonado da família Lepidosirenidae, originário da América do Sul com seu tamanho máximo em torno de 125cm.

Repare na figura abaixo que a pirambóia possui nadadeiras que parecem "perninhas" nas laterais tanto na parte dianteira como na traseira, seu corpo é grosso e uniforme:



Synbranchus marmoratus


Muitas vezes chamado de pirambóia, é na verdade o famoso Mussum, que é uma enguia da família Sinbranchidae, originário da América do Sul e Central com um tamanho máximo em torno de 150cm.

Repare na figura abaixo que o Mussum possui um corpo fino, sem nadadeiras laterais e possui uma cabeça saliente com um papo que infla conforme ele respira:



Gymnotus carapo


Algumas vezes chamado de Pirambóia, é na verdade um peixe guiado por impulsos elétricos da Família Gymnotidae, originário da América do Sul e Central com seu tamanho máximo em torno de 60cm.

Repare na figura abaixo que o tuvira possui um corpo com formato de faca e possui nadadeiras laterais apenas na parte dianteira de seu corpo e uma nadadeira inferior que percorre toda a extensão na de seu corpo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário